quinta-feira, 31 de março de 2016

O PMDB e o Troféu Óleo de Peroba

Por João Aurélio, para o blog Na Xinxa!

O PMDB esteve no governo Dilma desde o início do primeiro mandato. É o maior partido do país, por consequência, garantia à presidenta Dilma, a governabilidade. Assim é nosso sistema presidencialista, quem quer governar tem que formar maioria parlamentar. Não há como fugir dessa regra. Ponto!

Em espetáculo, contados 3 minutos como noticiou a imprensa, o Sen. Romero Jucá PMDB/RR, que tirou até o bigode que usava nos tempos de líder do governo no Senado, (certamente para combinar mais com a cara-lisa...) anunciou o desligamento do partido ao governo. Quis dizer: "não conte mais comigo!".

Não entendo o porquê, aqueles senhores, não se deram conta do papelão que se viram obrigados a representar. Só imagino que foram obrigados a encenar aquele ato. Um dramalhão que só foi bom para quem? Sim, à imprensa! Ela ganhou mais uma oportunidade de dramatizar, como se fosse uma novela, a queda do governo Dilma, para atender a seus clientes.

O PMDB deixa claro, que mudou de lado do espectro político, a golpe de chantagem política e promessas de chilindró da Lava Jato a seus membros que estão na berlinda do juiz Moro e do PGR Janot. Ou sai ou chilindró! É a justiça a serviço da oposição a mais outro governo trabalhista. 

O outro fator da descida do PMDB do governo, não precisava nem ser escrito: é o Temer ganhar a presidência. Um prêmio belo prêmio para quem mal tem voto para ser deputado federal em São Paulo.

Do ponto de vista moral, os senhores parlamentares que estiveram presentes àquela cena grotesca que o quarto poder impôs, sob seus holofotes, merecem o troféu Óleo de Peroba, tamanha a desfaçatez proporcionada por aquele ato. Por que desfaçatez? Um partido que tinha 7 ministérios e milhares de cargos comissionados, e que vem - desde o governo FHC, Lula e agora Dilma - com a faca na cintura, cobrando espaço nos governos, pelo mais impuro fisiologismo político, sair do governo Dilma aos gritos de "fora PT!"?!... O PMDB riu da cara da nação! Disse "eu faço isso porque vocês são uns otários"!

No entanto, a história, com o tempo, dará ao PMDB ou melhor, àqueles parlamentares do partido, com justa medida e razão, seu lugar no panteão Troféu Óleo de Peroba. De lambuja, receberão o prêmio "lixo da história". Pois, como dizia Brizola, "a política ama a traição, mas abomina o traidor"... 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.