terça-feira, 19 de abril de 2016

O que está por trás da decisão da Anatel de limitar o uso da internet? Operadoras de telefonia e grande mídia!

Por João Aurélio

O que acontece?

No mundo a tecnologia torna a internet cada dia mais RÁPIDA E BARATA. Portanto, mais acessível a todas as camadas da sociedade.

Se você tiver uns amigos nos EUA, Portugal, ou em outros países civilizados (eu tenho nesses e em outros), pergunte quanto custa o serviço de internet e a velocidade. Terá uma grande surpresa se comparado com os nossos serviços no Brasil. 

O que acontece é que a grande mídia - Globo, Record, SBT, etc. - que vende publicidade através das novelas, telejornais, está perdendo espaço para a internet. E é simples entender porquê.

Pergunto: você prefere assistir Sessão da Tarde ("A Lagoa Azul" já passou umas 1000 vezes), ou ver videos no youtube? Prefere ver filmes, documentários, séries no Netflix ou assistir novelas da Globo? Óbvio que prefere a segunda opção.

Portanto, dá para entender porque passa ano e sai ano e a internet não aumenta em velocidade e não diminui em preço, no Brasil. Indo completamente na contramão do mundo civilizado.

As TVs abertas – Globo, principalmente, e as outras, também - usam seu poder para "convencer" membros do Congresso a criar leis que barram a popularização da internet, no Brasil, porque estão perdendo audiência para produtores de conteúdo como o Youtube, por exemplo, que pertence ao Google.

As operadoras de telefonia, também, têm interesse em barrar o avanço de velocidade da internet, mesmo sendo elas que vendem os pacotes. Por que? O Whatsapp, comprado por 19 bilhões de dólares pelo Facebook, é uma ameaça aos lucros das operadoras. É melhor fazer uma ligação de graça pelo Whatsapp do que pelo celular. Entendeu?

As TVs abertas, como a Globo, sabem que quanto mais tiver gente na internet, e quanto mais a internet tiver maior velocidade e preço mais baixo, vai ter mais gente conectada e elas perdem dinheiro em publicidade. Por isso, Eduardo Cunha, (sempre ele), algum tempo atrás tentou colocar projeto na Câmara para fazer exatamente o que a Anatel está fazendo hoje: cobrar por fora alguns conteúdos que o usuário de internet usa, como assistir vídeo, por exemplo. Assim, as emissoras de TV aberta, matam vários coelhos com uma cajadada só: garantem por mais tempo a grana delas com a publicidade nas suas novelas, filmes, telejornais, etc.; e podem manipular ainda mais a população, já que não têm a concorrência da internet, que apesar de tanta porcaria que tem, ainda é um ótimo meio de informação independente, dando a chance à quem não tem preguiça de pesquisar, e não fica só diante da TV achando que está sendo informado, quando na verdade, está sendo formado como massa de manobra para pensar e fazer exatamente o que os donos da mídia querem.

Está aí uma boa briga que interessa a todo usuário de Facebook, Youtube, Netflix, ou mesmo para o usuário de menor tráfego que gosta de navegar na internet, e não quer ter apenas como opção, assistir pela milésima vez, na vespertina "Sessão da Tarde", “A Lagoa Azul”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.