quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Santa Cruz do Capibaribe/pe I - A indústria têxtil


Com o futuro Anel Viário do Cariri Paraibano, vale a pena os interessados no aumento da renda nos municípios do cariri paraibano pensar sobre esses dados da economia da cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE. (João Aurélio).

Fonte: Wikipédia

A atividade econômica predominante é indústria e comércio (sulanca) com maior potencialidade de desenvolvimento para confecções.
Cidade que deu certo (fenômeno conhecido como Milagre da Sulanca) no Polígono das Secas. Modelo criado pelo próprio povo gera milhares de empresas e de empregos, ao contrário do capital globalizado que reduz o número de empresas e desemprega milhares. Os dias da feira são de segunda-feira a quarta-feira. Atualmente é após a ilha de Fernando de Noronha a cidade com menos pobres em relação a sua população total no estado de Pernambuco, seguida de Toritama, segundo o Pnud/Ipea/FJP, Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, pesquisa realizada em 2006.
Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado triângulo das confecções. Hoje a cidade é o segundo maior pólo de confecções do Brasil, superada apenas pela cidade de São Paulo. Atualmente o PIB de Santa Cruz do Capibaribe cresce ao "ritmo chinês" de 13,5%. E possui cerca de 12 mil empresas. segundo o SEBRAE o estado de Pernambuco possuí 22 mil empresas do ramo de confecção, sendo que cerca de 85% ficam em Santa Cruz do Capibaribe, uma delas a Rota do Mar produz sozinha cerca de 20% de toda a produção da cidade.Com aproximadamente 1.200 colaboradores diretos e indiretos, a Rota do Mar produz moda para vários estados do Brasil e até países como África do Sul, Espanha, Itália e Portugal, a empresa já participou também da Prêt-à-Porter em Paris e da Semana da Moda de Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.