domingo, 27 de outubro de 2013

A enquete: Ricardo Coutinho ou Cássio Cunha Lima e a mentalidade de um povo


O blog Na Xinxa!, através de artigo de seu Editor, João Aurélio, avalia a mentalidade política da população da região do cariri paraibano, usando como ferramenta a enquete realizada pela Rádio Independente FM de Serra Branca(PB), na qual os ouvintes deram pequena vantagem a Ricardo Coutinho sobre Cássio Cunha Lima, como opção a ser candidato ao governo do estado da Paraíba.

Por João Aurélio
Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima, em amistoso 
abraço entre amigos.

Cássio Cunha Lima é um político brilhante. Não há como negar. Toda ferramenta que um político precisa para sê-lo, Cássio tem. É portador de excelente oratória; é jovem (isso ajuda porque tem mais eleições adiante);   é bonito (e isso, na era dos marqueteiros vale 0uro); e lida bem com o assédio dos seus fãleitores (pois não são apenas eleitores, são fãs). Por isso e muito mais é tão bem posicionado no nacional ninho tucano, pois hoje é vice-presidente do PSDB nacional e um dos braços na coordenação política do candidato a candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves. Isso não é coisa pouca, em se tratando que Cunha Lima é político de um estado de pouca importância política, a Paraíba.

Não quero negar que Cássio não fez algo para merecer os cargos políticos que a Paraíba lhe deu. Longe diss0. Ele foi um dos mais jovens deputados constituintes, prefeito de Campina Grande várias vezes, Superintendente da Sudene (cargo federal, mas galgado pelo prestígio que dispunha no Estado da Paraíba), Governador da Paraíba, e agora, Senador da República, porque méritos teve.

Entretanto, o que me causa estranheza, é o prestígio eleitoral que Cunha Lima apresenta no cariri paraibano.

Fiquei sabendo, através do site Camalaú Notícias, que em enquete para saber a preferência do ouvinte para o governo do estado da Paraíba, realizada pela Rádio Independente FM do município de Serra Branca, localizado no cariri paraibano, o atual Governador Ricardo Coutinho obtivera 48,1%, Cássio Cunha Lima 39,6 %, Veneziano Vital do Rêgo 4,1% e Nenhum ou indeciso: 8,2%. Quero me focar nos dois primeiros.

Claro, enquete não é pesquisa, onde na qual, supostamente, aplica-se mais ciência. Mas, de qualquer forma pode exemplificar uma tendência, quem sabe.

A enquete dá vantagem para o governador Ricardo, no entanto, fica patente a mentalidade política de um povo que é a minuta de parte da sociedade brasileira que, faz pouco tempo, cantou e decantou à necessidade de não votar em políticos fichas-sujas. (Não que eu, necessariamente, ache Cássio mais ou menos indigno que outros políticos que mereceriam e nem sofreram tão dura punição).

Cássio me parece daqueles políticos que tem a chama do voto. EM SE TRATANDO DE CARISMA, se a Paraíba fosse o Brasil, Cássio seria um Getúlio Vargas, um Collor de Melo, ou um Lula. (Estou a colocá-los na mesma “tuia”, E SÓ, em questão de carisma, que fique bem explicado!).

Mas se formos à luz das obras, que é o que qualifica um político, o que me causa espécie é que - e me perdoem os fãleitores de Cássio - eu não conheço um arremedo de obra estratégica de Cássio Cunha Lima ou qualquer outro Cunha Lima no cariri paraibano, que justifique a tão pouca diferença pró-Ricardo na enquete. Ou, para ser mais preciso, no entorno onde foi realizada a pesquisa e de onde, supostamente, partiram os “votos” a Cunha Lima, Serra Branca e regiões circunvizinhas, não conheço obra realizada por ele, que lhe faça merecer tal nome eleitoral.

Se algum de seus fãleitores sabe de tal obra, perdoe-me a ignorância, faça justiça ao legado do (quem sabe?) candidato e justifique seu futuro fãvoto. Daí, isso provará a ignorância desse articulista em se tratando de feitos de mandatos executivos de Cunha Lima no cariri paraibano.

Mas, acrescento: a obra deve ser de monta estratégica como o Anel Viário do Cariri, que mais que justifica cada um dos 48,1%, que na enquete “votaram” no atual governador Ricardo Coutinho.

Por obra estratégica entenda-se aquele tipo de obra que é espinha dorsal de um dado lugar, como pavimentação asfáltica o é. Esse tipo de obra caracteriza-se por influenciar fundamentalmente em todas demais atividades da região. O Anel Viário do Cariri é e será importantíssimo, por exemplo, na viabilidade de instalação de empresas na região, pela facilidade, entre outras, no escoamento da produção, barateando custos; terá importância na maioria das modalidades turísticas, pelo conforto, em trânsito, dos turistas; diminuirá o tempo de atendimento à saúde do munícipe, quando tiver que se deslocar para atendimento intermunicipal ou interestadual, etc e tal. Por isso e mais que isso, obra asfáltica é estratégica!

Caso não apareça tal obra, o que justifica a diferença de apenas 8,5% entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima, na enquete?

Por fim, se Cássio não tiver obra de mesmo cabedal ou assemelhada a qual Ricardo vai apresentar aos caririzeiros logo mais um tempo, os ouvintes “votaram” nele, por quais motivos? Quem sabe, pelo sorriso? Ou seria pela dentição dentição sem defeito? Enfim...

Se, estes são os motivos, justifica-se a célebre frase do filósofo francês Joseph de Maistre: “Cada povo tem o governo que merece”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.