terça-feira, 5 de novembro de 2013

Serviços públicos: Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro

O blog Na Xinxa! publica experiência própria do seu Editor, João Aurélio, ao necessitar da prestação do mesmo serviço na Paraíba, Pernambuco e cidade do Rio de Janeiro. A experiência faz lembrar o preconceito que o nordestino tem com ele mesmo.

Por João Aurélio


Quando tenho a oportunidade de estar em lugares diferentes para mim é inevitável avaliar qual o lugar que determinada prestação de serviço funciona melhor. E nada como contar minha própria experiência.

Já ouvi muito durante a vida, os caririzeiros - apesar do amor que eles têm ao cariri e a Paraíba - criticarem sua prestação de serviços públicos ou privados. Mas, penso que ajuda muito na avaliação desses serviços se tivessem experiência de conhecer a mesma prestação de serviço em outras regiões do Brasil.  O fato da vida me ter colocado em vários lugares do Brasil (e mesmo fora dele), me faz ver que na Paraíba (e mesmo no cariri), por mais que precisemos melhorar em muitos aspectos, estamos melhores em outros aspectos. Vou dar um de uma experiência minha. 

Aqui no Rio de Janeiro, há uns dias, ao necessitar dos serviços de uma agência lotérica, a funcionária, como é normal, pediu minha Carteira de Identidade. Só que ao sair, não lembrei de pedir de volta, e ela esqueceu de me devolver.  Fui embora, e logo mais uns 20 minutos voltei à agência para pegar de volta. Sem nem procurar, ela me disse que eu lá não deixara o documento. Fiquei revoltado, disse que ela procurasse, pois não me devolvera. Sem nem sair do lugar, ela de forma seca, repetiu que eu não deixara a Carteira naquela agência. Mostrei o comprovante da transação onde tinha a hora e minuto que lá estivera e ela, irredutível, disse que o documento lá não estava. (E eu tenho certeza que lá deixei o “mardito”).

O fato de perder um documento, em si, já deixa qualquer um aborrecido, até pelo fato de saber que vai ter que retirar outro. Mas o que me deixou mais aborrecido foi o descaso da funcionária de nem se ter mexido para procurar o faltoso.

Para resolver o meu problema, alguns dias depois, estive na Central do Brasil para tirar um novo documento. Tinha umas filas enormes. Fui ao balcão só para perguntar qual fila devia entrar. A funcionária de forma irritadiça disse:

- O senhor vai ter que entrar nessa fila só para saber essa informação. E eu a questionei: - Eu quero saber se esta é a fila para não ter que entrar noutra errada. Ela já nem me olhou. Sorte minha que o vigilante me deu a informação.

A funcionária que me atendeu no próximo setor, (“isto é incrível!”, assim diria Sílvio Santos), me disse que eu irei receber a nova Carteira de Identidade entre 20 e 30 dias (ÚUUUUTEIS!), porque o sistema está offline, se estivesse online, receberia em (INCRÍVEIS!!!) 15 dias (ÚUUUUTEIS!). 

A melhor piada vou deixar para o último parágrafo desse texto.

Lembro que em 1993, quando tirei minha 1ª Carteira de Identidade, porque precisava viajar com urgência para São Paulo para estar lá 3 semanas, fui a João Pessoa, cheguei de manhã e à tarde já estava com a Carteira de Identidade em punho. Não sei se ainda é assim.

Em 2012, por conta da idade, precisei trocá-la e no Expresso Cidadão de Afogados, em Recife, recebi no mesmo dia.

Tanto em João Pessoa quanto em Recife, aliviou-me, além da rapidez em receber o documento, a forma que os funcionários me atenderam, se comparado ao Rio de Janeiro. São cordiais e simpáticos, e aqui no Rio, a chamada “Cidade Maravilhosa” - e de fato é mais linda do que a TV mostra - os serviços públicos que precisei, em nenhuma vez, consegui ser bem atendido. E vejo outros nordestinos como eu dizerem o mesmo.

Só quis postar isso aqui, porque é comum vermos pessoas, pelo fato de terem nascido nas regiões mais ricas do Brasil, a exemplo do Rio de Janeiro ou São Paulo, quererem humilhar pessoas de estados menos afortunados como é o caso da minha Paraíba, Pernambuco ou outro estado do nordeste. E pior, esse preconceito é absorvido pelo próprio nordestino que passa a se sentir diminuído e passa a diminuir a terra a que nasceu. 

É bom pensar nisto. É bom ter consciência sobre os problemas que temos, isto é verdade, mas atentar se não estamos deixando de perceber aquilo que temos de bom, nesse e noutros aspectos. 

Ah! Ia esquecendo. Sabe qual o nome do local da Central do Brasil para agilizar para o cidadão esse e outros serviços?  Pasmem: é POUPA TEMPO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.