domingo, 16 de dezembro de 2012

O Anel Viário do Cariri, uma obra estratégica

O blog Na Xinxa! publica artigo de seu Editor, João Aurélio, sobre o grande ato do governador Ricardo Coutinho na construção do Anel Viário do Cariri Paraibano. 

Por João Aurélio

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB/PB), assinou a Ordem de Serviço para o início das obras do Anel Viário do Cariri.  Uma obra que terá um custo, segundo alguns portais da internet, de mais de 114 milhões de reais ou precisamente, R$ 114.673.355,80. Uma obra que, quando concluída, será motivo de comemoração.

Zabelê/São Sebastião do Umbuzeiro, num trecho de 13 km;
São Sebastião do Umbuzeiro/São João do Tigre (20,4 km),
São João do Tigre/Camalaú (23,7 km), São João do Tigre/Camalaú, Congo/Caraúbas ( 20,8 km),
Caraúbas/São Domingos do Cariri (14 km),
São Domingos do Cariri/Cabaceiras (14 km),
São Domingos do Cariri/Cabaceiras (27 km) e
Congo/ Divisa PB.PE (16 km).
O governador Ricardo Coutinho na Cerimônia de assinatura da OS do Anel 
Viário do Cariri, em Camalaú/PB, discursando para a  população local.

A atitude do governador, é de quem pensa o cariri como parte  estratégica para Paraíba. Se a Paraíba fosse um país, diria que a atitude do governador é uma atitude de um grande estadista. É uma ação de quem age pensando a longo prazo. Por que digo isto? Porque o cariri é uma região que tem muitas riquezas naturais, ainda inexploradas; vários municípios beneficiados têm trânsito comercial com municípios do vizinho estado de Pernambuco e não têm o mínimo necessário para algum dia pensar em ampliar esse trânsito comercial porque lhes falta o básico, estradas em condições.

A atitude do governador foi um contra ponto ao fato de que estamos acostumados a ver somas altas em dinheiro em obras públicas que não demonstram um mísero sinal estratégico para o desenvolvimento regional. Óbvio que o Anel Viário, sozinho, não será causa de desenvolvimento econômico, pois se assim o fosse, os demais municípios que são asfaltados não estariam em condições semelhantes aos não asfaltados. Mas o Anel Viário do Cariri, com certeza, é algo que conta positivamente nessa “solucionática desenvolvimentista”, assim diria Odorico Paraguaçú.

Curiosamente, o ato do governador Ricardo Coutinho - historicamente um socialista, ex-PT, por coincidência ou não - segue na tendência do ex-presidente Lula, e agora a presidenta Dilma, que interiorizaram as ações do governo federal, permitindo o bum na economia das regiões periféricas do Brasil. Ainda, também curiosamente, em termos de transação comercial inter países, Lula "interiorizou" ainda mais as parcerias comerciais brasileiras, aproximando o Brasil dos países africanos e asiáticos, o que ajudou o Brasil a não entrar na crise que está a acontecer nos EUA e Europa desenvolvida. 

Quem sabe se com esses novos caminhos que estão sendo abertos o estado da Paraíba, em especial o cariri, também, não encontrem outras parcerias comerciais? Sem sombra de dúvidas, isso passa pela cabeça do governador, assim como deve motivar os administradores, empreendedores e população local.
O governador Ricardo Coutinho na Cerimônia de assinatura da OS do Anel Viário do Cariri, 
em Camalaú/PB.  O Prefeito do município, Jacinto Bezerra (à direita com a pasta na mão), 
dentre outros políticos caririzeiros.

Outro fato que demonstra a grandeza do governador Ricardo Coutinho é que não é comum um político colocar tal monta em dinheiro numa obra que só vai beneficiar diretamente  alguns milhares de pessoas. E pensando que político se alimenta de voto, se subtrairmos da população aproximada  de 80 mil pessoas desses municípios, as que não estarão aptas a votar nas próximas eleições para o governo do estado em 2014, o Anel Viário do Cariri paraibano - até o momento, a maior obra viária da Paraíba, que custará 114 milhões de reais - será construído para algo em torno de 50 mil eleitores. O ato é de um governador que não pensa só na próxima eleição, mas, sim, na próxima geração.

Se eu fosse comparar o ato do governador Ricardo com uma passagem bíblica, diria que a obra é comparável à abertura do Mar Vermelho por Jeová para que Moisés pudesse transitar com o povo judeu, fugindo do cativeiro egípcio. Entretanto, ao analisar essa passagem bíblica, penso que quem salvou o povo não foi só a atitude de Jeová ao abrir uma "estrada" no mar. O que salvou o povo foi também a atitude de Moisés que soube aproveitar o “anel viário de Jeová’ e transformá-lo em oportunidade para o povo.

Portanto, quando Ricardo Coutinho, de fato, entregar o Anel Viário do Cariri, que os Moisés da região saibam transformá-lo em oportunidade de trabalho e riqueza para seu povo. 

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