terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Livro de Enos e as 3 fases do crescimento espiritual



Por João Aurélio (Portugal em Fevereiro de 2010)
O Livro de Enos é dos testemunhos mais curtos e directos sobre as fases às quais passa o ser humano no seu crescimento espiritual.
O livro mostra-nos Enos a passar por 3 fases. A 1ª é a preocupação com sua própria alma.
Em Enos 1:4, ele diz: “…clamei-lhe em fervorosa súplica por minha própria almae clamei o dia inteiro…”. Enos é perdoado.
Com o perdão de seus próprios pecados, Enos chega à 2ª fase que é a preocupação com a alma dos seus irmãos mais próximos, mais familiares, os nefitas. Assim ele diz em Enos 1:9: “…comecei a desejar o bem-estar de meus irmãos, os nefitas; portanto implorei a Deus por eles com toda a minha alma”.
E na próxima etapa, na 3ª fase, Enos mais amadurecido espiritualmente, preocupa-se com a alma dos irmãos mais distantes, os lamanitas, que eram inimigos de seu povo os nefitas. Em Enos, 1:11, ele diz: “E depois de que eu, Enos, ouvi estas palavras (as palavras do senhor que lhe vieram à mente – Enos 1:10), minha fé no Senhor começou a tornar-se inabalável; e roguei-lhe com muito empenho por meus irmãos, os lamanitas”.
Algumas vezes podemos estar na primeira, na segunda e outras vezes na terceira fase. O mais habitual é vivermos no dia-a-dia as 3 fases, de acordo com os pensamentos, sentimentos e atitudes que temos perante a vida e os seres.
Importante que procuremos os lugares e situações que nos remetam espiritualmente à 3ª fase. A capela é um desses lugares, pois lá conseguimos sentir o espírito mais presente, e assim enchemo-nos na presença do amor doado pelos irmãos…
Como na parábola do bom pastor, ora como pastores ora como ovelhas… que possamos andar juntos no mesmo pasto, e assim, como Enos, quando formos para o nosso descanso com nosso corpo revestido de imortalidade, sermos recebidos afectuosamente pelo Pai que dirá: “Vem a mim, ó bendito; há um lugar preparado para ti nas mansões de meu Pai. Amém”. (Enos 1:27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.