segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

POEMAS




Aguardando o navio hospedado no Hotel Monte Líbano, em Paranaguá/PR, em 26 de Março de 2016.

VOCÊ
(Joao Aurelio)

É um som enternecido com imagem
Que da Fonte ecoa em sintonia
Como fonte, merece a primazia
Como vida, sempre pede uma passagem

Nos teus retratos, traços que almejo
Tuas palavras, atenção, o teu sentir...
Declaro à vida, que há por vir
O que de ti para mim ensejo

Qual rio que caminha docemente
Contornou pedras fez seu querer
Desviou histórias e grandemente

Misturou sonhos com toque de um quê
Mostrou-me graça por graça que sente
E uma realidade chamada VOCÊ!



A navegar do Rio de Janeiro para Recife em 04 de Abril de 2016, à noite, fiz esse soneto para ela: “Só Você, Mulher!”

SÓ VOCÊ MULHER!
(João Aurélio)

Mulher! Faz-me presa,a tua caça
Traz-me rente à tua alça de mira
Põe o meu coração todo em graça
Ao emprestar-me o ar que respira

Com o teu amor que eu me refaça
Com teus traços, que nem se põe e nem se tira,
Faz-me voar, que eu me desfaça.
Toca meu sentimento feito uma lira.

Versada que é, você me encanta
Conversar com você é puro prazer
Ao mar me entrego, o que me acalenta

Eu gosto não nego é do meu querer
Hoje navego nesse mar que espanta
Com o coração pleno em você.



A navegar do Rio de Janeiro para Recife em 04 de Abril de 2016, à noite, fiz esse soneto.

EU E VOCÊ
(João Aurélio)

De longe refaço os meus planos
Estradas que ia já não vou mais
Consciência serve para prevenir enganos
Mudar horizontes voltar atrás

Vivi bons amores e desenganos
Estão na lápide mental,descritos: “jaz”!
Foram mortificados, como espartanos
Lançados à vala com um “não” contumaz

E, já antevendo o nascer da aurora
Seu brilho reluz o nosso horizonte
Venha conosco e sem demora

Do merecer divino sejamos a ponte
Entre nós reine paz, amor toda hora
De majestosa vida, sejamos a fonte!


Em 05/04/2016, fiz este soneto, depois que pedi a ela uma foto. Ela me enviou.

TEU RETRATO
(João Aurélio)

Agradeço a ti, pois desde então
que mandaste teu retrato, linda, lindamente,
a imagem caminha docemente
para retina, e sossega o coração

Agradeço a ti, que gratidão
Confiares neste poeta que já sente,
e espera teus beijos, pacientemente -
um carinho, que já motiva uma paixão

Eu levo teus lábios para meu sonho
Tua tez, tuas linhas, esse ato
E no meu pensar eu te ponho,

E eternizo para ti como relato,
Com respeito e candura te proponho:
Materializa para mim o teu retrato.



Em 09 de Abril de 2016 fiz mais um soneto.

MEUS SONHOS MAIS SONHADOS
(João Aurélio)

Minha menina, com afeto digo,
Estou ansioso por te ver
Conto os dias para estar contigo
Beijar-te a boca e namorar você.

Ouvir tua voz, tem sido abrigo
O meu coração quer teu querer
Contar as horas émeu fustigo
Vou fazer tudo por te merecer

E no meu castelo de sonhos encantados
Encontrarei a ti, minha beldade
Estaremos felizes e apaixonados

Velhinhos, mas no frescor da idade
Pois, entre meus sonhos mais sonhados
É que sejas minha mulher de verdade.



Em janeiro de 2013, escrevi esta poesia e ofereci aos amigos/as marítimos que concluíram comigo o CFAQ 2012 - na Capitania dos Portos do Estado de Pernambuco, em Recife.

MAR REVOLTO, FIRME ESPERANÇA!
(João Aurélio)

Encontrarás águas revoltas no mar
Urge que te prepares firmemente
Acachapante vitória tens à frente
Portanto, põe-te à vante a navegar

Mires para proa da tua vida
Empuxos sobre ti o mar já entoa
A banda é fato às vezes enjoa
A Fé, é a carta náutica, na tua lida

Se bandeias a bombordo e à boreste
Mantém-te estável! Firme esperança
em toda tempestade e toda peste.
Foi dito...que tua fé seja de criança
Pois, na fé em Deus há um dito inconteste:
Depois da tempestade vem a bonança!



 Em 12/04/2016, escrevi este soneto. Ontem nós falamos por telefone e ela disse estar sem tempo pra falar por causa da faculdade e me pediu que quando eu voltar do embarque, lembrar dela, ligar para nos encontrarmos.


SEI PORQUE TE QUERO
(João Aurélio)


Sei do que te disse e tenho por certo
Não há dúvidase sim certeza.
O tempo, senhor da verdade, com clareza
Mostrará meus bons propósitos, decerto.

A ti, quero ver-te não de longe, mas perto
Junto a mim, e digo-te com agudeza:
Quero-te, moça! Por que tua estranheza,
se tu me deixas boquiaberto...?

És linda, inteligente, estudiosa,
decente, formosa e cristalina.
Serás, por certo, na vida vitoriosa

Por merecimento, isto, Deus te destina.
Oh, inspiradora dos meus versos e glosa,
Quero que termines como minha menina!




MOÇA, TEU NOME
(João Aurélio)

Olho para o rio e atino:
Onde estás, moça? És sonho meu!
Há algo que Deus me prometeu...
És tu? Moça linda, será nosso destino?

À noite, manhã, algum dia, vespertino,
encontro-te! Quero roubar um beijo teu.
Sentir teu corpo...alma...será meu apogeu,
aí, encontrar-me-ei com alma de menino.

Inquieto-me! Devoro-te, vivalma!
Corpos consomem-se, não há calma
No cume do ato, sem recato, despejo...

Caras, bocas, taras loucas, lavo minh’alma
Fim! Dengos...carinhos...aconchego, acalma.
Moça, qual teu nome? Teu nome é desejo.



Um acróstico que compus pra mãe, Damiana Maria da Silva, no Dia das Mães de 2016.

NOSSA, MÃE!
(João Aurélio)

Deus criou algo pra ser
A maior lição de amor
Magnificou sua obra
Inspirado a incrementou
A ela tudo acresceu
Na sua receita divina:
Amor! E este nome deu:

Mãe! És lição cristalina
A protetora do lar
Raio de luz que ensina
Inspiradora também
A musa que nos quer bem

Dádiva a nos encantar.
Assim, quando eu morrer

Se for pra de novo nascer
Inconteste, eu te digo,
Livremente, mãe, eu queria
Viver uma nova vida
Aqui, para estar contigo!




AMOR, PRIMEIRO ATO
(João Aurélio)

Teu corpo nu, recosta no meu peito...
Obscenidades, digo-te ao pé do ouvido
Busco em cada toque teu gemido.
Nossos corpos, atrevidos, sobre o leito

Contorcem-se, “gulam-se”, de todo jeito
Numa ânsia de amor incandescido.
No ato, pego-te, incontido,
Sugo-te os seios...Oh, moça, perfeito...!

Nas tuas coxas... encaixo-me, amoleço...
Entre juras, beijos, amassos, me refiz
Entrelaço-te em meus braços, eu mereço

Meu amor, tua presença, me condiz.
De tudo que vivemos, não esqueço
Peço-te bis, “tris”...moça, faça-me feliz!




 Hoje, 15 de Maio 2016, navegando de Manaus a Suape. O dia me inspira a escrever sobre a vida e seus segredos.


SEGREDO DA VIDA
(João Aurélio)

Sorte ao certo é vida vigorosa
Saber criar buscar com amor ardente
Levar a alma com um caminhar decente
O que torna a caminhada valorosa

Humanidade, mente prestimosa
Agir sem cessar, feito água corrente
Sendo constante nunca demente
É isto que faz pessoa vitoriosa

Cuidado sempre naquilo que plantar
Pois a colheita é sempre garantida
Plante amor, pois amor vai lucrar

Assim disse o Mestre na sua investida
Amar ao próximo, isto é salutar
Eis um resumo do segredo da vida



Hoje, 22/05, prestes a desembarcar, escrevi este poema pra ela. Viajando de Recife pra São Sebastião/SP.

QUERO TE OUVIR
(João Aurélio)

Quero ouvir-te. Nosso silêncio vigora
A gente que falava quase sobre tudo
Contigo não faltava conteúdo
Teu “alô” era atendido sem demora

Penso a cada dia a cada hora
Em nós. E esse silêncio absurdo
Deixa-me perplexo quase mudo
Que volte os tempos de outrora

O que foi que aconteceu com a gente?!
Quero que tu me respondas claramente
Pois quero te encontrar nessa “travessia”

Olhar-te com candura alegremente
Ensejar tua presença e tão somente
Que sejamos um pra um a cada dia.



ENCONTRO
(João Aurélio)

Pergunto ao meu coração como será.
Ver-te de perto estar ao teu lado
Imagino, assim acontecerá:
- Olá, senhorita! Como tens estado?
Eu estou bem, melhor agora...
A navegar, tenho em ti pensado
Ansioso, contava hora por hora,
Tu podes pensar: “ansioso, oh coitado...”
Ora, bolas, desejo te conhecer.
Vamos comer algo, assim conversamos.
“Moça, eu vim aqui só pra te ver!” 
Adorei, no celular, tudo que falamos.
Preferes comer o quê? Estás de regime?
Brincadeira! “Regime” foi uma zoação!
Dizes: - o que não me engorde ou cometo um crime!
Eu começo ou digas tu, então.
Aprendi admirar-te, conheci tua história
Falei, abri-me mais que de costume
Guardo teus amores, dores na memória
Quero fazer por merecer teu perfume!
Tudo que te disse é o que quero
Falei, porque sei aquilo que almejo
Não me excuso, repito o que espero:
Namorar-te, a espera do teu beijo!
Sei quem sou, tenho algo em mente
Sou um sujeito que sabe o que quer
Quero algo estável, algo permanente
Quero-te, moça, quero-te mulher!
Sabes, não te quero só como amigo
Não posso mentir, ora, mentir por quê?
Escrevi num soneto, que quero contigo:
“Uma realidade chamada você”.



BAÍA DE TODOS NÓS
(Joao Aurelio) 

À MINHA VÓ, MARIA SEVERINA DE BRITO (Baía), no seu falecimento, ofereço essas palavras e o meu agradecimento...

Estou a navegar, não posso aí estar
Espero que sintas o afago meu
Teu Caminho, que hoje transcorreu
Deixa-nos saudosos, vó querida
É assim que Deus determina à vida.
Tirou-te O Sopro, a tua presença
E nós que recebemos a sentença
Dizemos "até breve" à tua partida
Os céus, onde Deuses fazem morada
Tocam-te hinos, és merecedora
Anjos acolhem Maria na chegada
Sob regência de Maria Acolhedora
Estás com Painha, não estão sós
Jesus Cristo ilumina vossos cantos
Sempre serás Baía de todos nós
Ora, és Baía de todos os santos

Do seu neto, João Aurélio, com muito carinho!


EU SOU AQUELE QUE É 
(Joao Aurelio)

Em 1 de Fevereiro de 2020, publiquei no facebook este soneto. 

Quem eu sou? De onde venho? Pr'onde vou?
Eis a indagação mais pertinente
Outra pergunta vem à minha mente:
"Qual a intensidade do teu Amor"?

A resposta é Força e Vibração
O que posso emitir pro universo
Através do serviço que expresso
Para os seres digo com exatidão:

Importa também a palavra proferida
O quão intensa, pura, profunda é
Encontrar a "ovelha perdida" 

Amém! Amem! Namastê! Huzzé! 
Mostre-se Caminho, Verdade e Vida!
Integre-se a Eu Sou Aquele Que É!


JOSEPH SMITH
(João Aurélio)

Em 16 de Abril de 2009, em Portugal, escrevi este acróstico em homenagem a Joseph Smith, fundador da igreja a qual me batizei em 16 de dezembro de 2006: a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como igreja mórmon. 

Jovem ainda sob o céu azul
O rapaz pergunta ao Pai
Senhor, qual igreja é a verdadeira?
Ele diz: - Se queres ter resposta, a Mim rogai!
Pede e a resposta vem...
Homem feito, ele é Fé, Caridade, Esperança e Amor

Segurança dos homens que têm,
Mansidão, ternura, alegria, louvor…
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,
Torna-nos seres de Luz
Humanos, cristãos...torna-nos de facto, irmãos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.