terça-feira, 18 de outubro de 2016

A PEC 241 e o jantar de Temer, Gilmar Mendes e FHC

Por João Aurélio

Temer chamou para uma conversa, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) e o Ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do TSE, Gilmar Mendes.
Dizem que Temer foi perguntar a FHC - que quebrou o Brasil 3 vezes, nos seus 8 anos de mandato presidencial - como consertar a economia. E ao Ministro Gilmar Mendes, foi falar sobre a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, no TSE. Foi pedir amparo.
Essa movimentação política, o que deixa a entender, nas entrelinhas?
Temer, colocado pelas elites, está no (des)governo para fazer todo trabalho sujo, tudo aquilo que, se o PSDB do FHC e a Rede Sustentabilidade, da Marina, estivessem no governo, fariam: acabar, em nome dos rentistas, as políticas sociais que beneficiam a população, implementadas por Lula e Dilma.
Em 2018 haverá eleições (pelo menos estão previstas, hoje...). A tarefa do Temer, hoje, é sujar as mãos com essa política que tira dos pobres para dar (ainda mais) aos muito ricos. Neste caso, se os candidatos dos bancos, digo, Aécio/Alckmin ou Marina vencerem, não precisam suja-las. Temer já fez o trabalho.
Tanto isso é verdade, que Temer sempre tem contado com o apoio incondicional do PSDB nas votações e com o silêncio da bruxa verde, Marina Silva.
E, ainda o mais grave: com o teto do orçamento através da PEC 241, e a PQP, tanto faz ganhar Lula, Ciro, Dilma, que não concordam com o corte, ou seja lá quem for, que é impossível gastar mais dinheiro naquilo que é necessário para os pobres: saúde e educação. A não ser que o futuro presidente, consiga mudar a Constituição novamente. Curiosamente, está é a mesma Constituição que diz no seu Art. 6º que "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia...".
Dito isto, é você eleitor, não votar em nenhum candidato a presidente que esteja dando sustentação ao (des)governo Temer. entre eles, Aécio, Alckmin e Marina, por exemplo.
Mas, ainda, o segredo de tudo está onde sempre esteve: no Congresso Nacional.
Com isto, vale lembrar que daqui a 2 anos, vem algum engraçado bater na sua porta com algum candidato a Deputado e a Senador. Ou você, eleitor, muda o parlamento votando em candidatos que defenda seus direitos, (os do PT, PSOL e PCdoB) ou é disso para pior.
Mude o parlamento ou será só lamento... Pra lamentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com palavrões ou quaisquer atitudes semelhantes.